top of page

Currículo Intertranscultural: novos itinerários para a educação

Atualizado: 3 de set. de 2019

Em primeiro lugar: agradeço imensamente à Editora Cortez, na pessoa de seu fundador, José Xaviez Cortez, grande e querido amigo, de sua filha e diretora da editora, Míriam Cortez, e de Alaine Nunes, Gerente de Marketing e Eventos da Editora Cortez, por terem liberado o PDF deste livro, de 2004, para que os(as) leitores deste BLOG, possam ter acesso gratuito a esta minha publicação, que está com suas versões impressas esgotadas.

Em breve, pretendemos editar nova edição do livro, pois trata-se de uma reflexão profunda relacionada ao tema do currículo. Veja a sinopse do livro

Este livro apresenta uma ampla releitura do movimento da escola cidadã, enfatizando a necessidade de se superar a visão monocultural do currículo e de entendê-lo em sua multirreferencialidade. O neologismo "intertranscultural", criado por Paulo Roberto Padilha para apontar um novo modelo de se compreender o currículo, é muito sugestivo. Tal perspectiva implica enfrentar a dificuldade de se compreender a relação entre universal e particular, entre o global e o local. E, ao estudar as práticas curriculares, Padilha traz uma série de reflexões que nos ajudam a pensar como se desenvolvem contextos educativos que permitem a articulação entre diferentes contextos subjetivos, sociais e culturais. Este olhar complexo motivou uma estimulante reflexão sobre a proposta freiriana de Círculos de Cultura, como referência para a compreensão e construção de um currículo que leve em conta as diferentes culturas que mediatizam os processos educacionais entre as pessoas, de modo que a educação se torne criativa e criticamente inclusiva.


Clique na capa abaixo, para o PDF do LIVRO:



802 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page